12/09/2011

CONFUSÃO NA VOTAÇÃO DO COREN NA BAHIA

Os Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, que tentaram votar nas eleições para eleger os novos comandantes do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia enfrentaram uma via crucis para registrar seus votos, neste domingo.

Quase todos os 26 postos de votação em Salvador e os 16 do interior do estado apresentam enormes filas, confusão e informações desencontradas aos eleitores.

Muitos reclamavam do horário de início da votação. "Se o COREN sabe que os profissionais de enfermagem pegam e largam trabalho às 7 da manhã, porque colocar para as 8? Muitos de nós estamos estamos chegando ou saindo de plantão e temos que ficar aqui? Só vou conseguir chegar no meu trabalho pra tirar minha colega depois da 10 da manhã" - Protestava uma auxiliar de enfermagem no Hospital Ernesto Simões.

Reclamações também quanto a obrigatoriedade da votação.

Outra grande reclamação foi a distribuição dos locais de votação pelo bairro onde o associado ao COREN mora e o fato de não permitirem que os profissionais votassem em qualquer hospital onde tivessem as urnas. Um caso que exemplifica muito bem isso, foi o da Técnica em Enfermagem Rita Bastos. Moradora de Stella Maris, ela teria que pegar trabalho às 07 da manhã, mas como foi obrigada a votar no Hospital São Rafael e só saiu de lá às 09:30, chegou no seu local de trabalho no Hospital das Clínicas às 10:50. Sendo que neste hospital havia uma urna de votação.

Os profissionais reclamaram que o COREN não montou uma central de informação da Comissão Eleitoral e muitos deles estavam perdidos. Ou pegaram a informação no site do órgão e na hora de votar, seu nome estava em outro local.

A diretora do Sindisaúde, Inalda Fontenele, afirmou em entrevista ao site Bahia Notícias, que faltou organização ao grupo que organizou as eleições. “A chapa não estruturou bem a votação e agora está uma grande confusão aqui na emergência do Hospital Roberto Santos, com fila, gente debaixo do sol, querendo votar e sem conseguir”, afirmou a dirigente, que busca dar suporte para que a eleição vá adiante.

Segundo informações prestadas para o ENFERMAGEM AGORA, por diversos profissionais que votaram em vários locais da cidade, o que se viu foi muita bagunça, barulho e desorganização.

No Hospital do Subúrbio, sequer havia a informação de que haveria eleição naquele local e os porteiros não sabiam para onde mandar os eleitores. A votação atrasou e segundo informações não confirmadas, teria ocorrido empurra empurra.

No Hospital Roberto Santos a confusão foi ainda pior, pois, a votação marcada para iniciar às 08hs da manhã, só começou às 08:50. Os profissionais tiveram que ficar na fila, embaixo do sol quente, e esperaram até 3 horas para que eles conseguissem votar.

Enquanto isso, numa mostra de que os critérios de distribuição das urnas por parte do COREN foram equivocados, nos Hospitais das Clínicas e Santo Amaro, as sessões de votação estavam vazias.

Os profissionais que não votaram deverão justificar sua ausência junto ao COREN, sob pena de pagamento de multa equivalente ao valor de uma anuidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário