06/05/2011

CÂNCER DE MAMA

O câncer de mama é segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Contudo, se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.
No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, tendo visto que em muitos casos a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados.
Raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

FATORES DE RISCO:
- Obesidade
- Tabagismo
- Nuliparidade
- Hereditariedade
- Ingestão de álcool mesmo em quantidades moderadas
- Exposição a radiação ionizante em idade inferior a 35 anos
- Ter filhos após 30 anos

SINTOMAS:
Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante a casca de laranja. Secreção no mamilo também é um sinal de alerta. O sintoma do câncer palpável é o nódulo (caroço) no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.

PREVENÇÃO:
Realizar o auto-exame e visitar periodicamente o ginecologista (mesmo realizando o auto-exame a consulta ao médico é fundamental para prevenção e detecção)


Matérial INCA:
http://www1.inca.gov.br/publicacoes/Consensointegra.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário